Estudo de rompimento de barragem com modelagem 3D
Podem ser utilizados no licenciamento ambiental de empreendimentos
A Pöyry apresentou ao mercado brasileiro de mineração o serviço para elaboração de estudos de rompimentos de barragem, também chamado Dam Break. “Trata-se de um trabalho que inclui a modelagem 3D dos compartimentos, os estudos do escoamento das lamas, os estudos de dispersão hídrica e o Plano de Ação de Emergência (PAE), no caso de ruptura dos seus compartimentos e/ou barragens”, conta Antônio Bernucci gerente da área de Mineração de Metalurgia da Pöyry. O estudo também traz detalhes importantes que podem ser utilizados no licenciamento ambiental de empreendimentos.
Bernucci observa que, nos últimos meses, houve um crescente interesse das empresas de mineração em analisar os impactos ambientais decorrentes de uma eventual ruptura das estruturas de suporte de barragens de rejeito. “Este movimento é muito significativo, pois, avaliar potenciais riscos e ter um plano de contingência, é fundamental para que tragédias sejam evitadas”, alerta.
Para atender a esta demanda, a Pöyry conta com equipes multidisciplinares nos escritórios do Brasil - em São Paulo e Belo Horizonte – e na Suíça. “Aliamos a expertise das equipes em trabalhos já desenvolvidos pela Pöyry fora do Brasil com o conceito de times conectados, e temos tido sucesso nos projetos em andamento”, diz.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025